10 de setembro de 2009

Venezuela reconhece independência de regiões rebeldes da Geórgia!

       Olá amigos! As aulas de Ciência Política tem abordado sobre os elementos que constituem o Estado. Hoje, passeando pela rede, encontrei uma notícia publicada pela REUTERS sobre a "guerra" entre Rússia e Geórgia (Apoiada pela União Européia e os EUA) no reconhecimento da independência da Geórgia Ossétia do Sul e Abkhazia. Essas duas regiões se rebelaram contra a Geórgia e a Rússia as reconheceu independentes em agosto do ano passado.
       Agora foi a vez de Hugo Chávez e a Venezuela reconhecerem esta independência. Segue abaixo a matéria, que com certeza pode ilustrar ainda mais nossos debates sobre "Estado" e "Território".

                                                                   X   X   X  

       O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira que estava reconhecendo as regiões rebeldes da Geórgia Ossétia do Sul e Abkhazia como Estados independentes, um incentivo à campanha de Moscou para a aceitação internacional das duas localidades pró-Rússia.
       Durante visita a Moscou, Chávez disse ao presidente russo, Dmitry Medvedev, que seu país irá considerar as duas regiões -- vistas pela maior parte do mundo como pertencentes à Geórgia -- Estados soberanos "a partir de hoje", reportaram agências de notícias russas.

       Até quinta-feira, a Nicarágua era o único país além da Rússia a reconhecer as duas regiões como independentes. "A Venezuela se junta ao reconhecimento da independência das repúblicas da Abkhazia e Ossétia do Sul", afirmou Chávez, segundo a agência russa de notícias Interfax.

       "A partir de hoje nós reconhecemos essas duas repúblicas", acrescentou Chávez segundo a agência.

       A Rússia reconheceu a independência das duas regiões em agosto de 2008 depois de frustrar militarmente uma tentativa da Geórgia de retomar a província separatista da Ossétia do Sul, que se separou do governo de Tbilisi no início dos anos 1990 e têm criado suas próprias relações desde então. Os aliados de Moscou na antiga União Soviética, temerosos de criar precedentes que poderiam ameaçar sua própria soberania, têm resistido até o momento às pressões de Moscou para e reconhecer a Ossétia do Sul e Abkhazia. A Geórgia, apoiada pela União Europeia e Estados Unidos, condenou a medidas patrocinadas pela Rússia como ilegais e pediu que sua integral territorialidade fosse respeitada.


FONTE:
REUTERS
Guy Faulconbridge
Em Moscou
                                                                    X   X   X  


 E então amigos?

Geórgia Ossétia do Sul e Abkhazia já podem ser considerados "Estados"??

Um grande abraço! Até a próxima.

Na imagem acima, temos a Rússia, A Geórgia e as regiões Ossétia do Sul e Abkhazia, que buscam o reconhecimento de Estados independentes.

Nenhum comentário: