8 de setembro de 2009

Pra onde vão os recursos do Pré-sal?

Britto abre Conferência da Amazônia e reivindica Pré-sal para meio ambiente. (Fonte: Site da  OAB )

Manaus (AM), 04/09/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, ao discursar hoje (04) na abertura da Conferência Nacional sobre Direito Ambiental e a Questão da Amazônia, destacou a importância da criação de um fundo destinado ao meio ambiente previsto nos projetos sobre o Pré-sal enviados ao Congresso Nacional na última semana. "O dinheiro do fundo, se aprovado pelo Congresso, poderá ser aplicado em projetos de energia renovável e até na tecnologia cara e ainda em fase experimental de captura e armazenamento de carbono no fundo do mar, conhecida pela sigla em inglês CSS", afirmou. Britto fez as afirmações para uma plateia de que lotou o Teatro Amazonas, dirigindo-se aos convidados do evento que teve como principal estrela a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PV-AC).

Participaram da abertura da Conferência também a secretária-geral da entidade, Cléa Carpi da Rocha, e o diretor-tesoureiro Ophir Cavalcante Junior, e os membros honorários vitalícios e ex-presidentes da OAB Nacional Ophir Filgueiras Cavalcante e Roberto Busato. Em seu pronunciamento na abertura, Cezar Britto disse ainda que a consciência quanto ao desafio sobre a preservação do meio ambiente, particularmente de preservação da Ama\õnia, "infelizmente, ainda não é uma causa popular". Ele acrescentou: "Apesar das evidências, como o desequilíbrio climático e o aquecimento global, a gravidade da questão não chegou ainda, como precisa chegar, ao cidadão comum, ao empreendedor".

A expectativa dos dirigentes da OAB e organizadores da Conferência é de que ela reúna mais de 1 mil participantes - entre advogados, magistrados, membros do MP, professores, pesquisadores e estudantes -, de hoje até domingo, quando será encerrada com a "Carta de Manaus", alinhavando as principais preocupações e sugestões debatidas no evento. De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB e conselheiro federal pelo Amazonas, Oldeney Sá Valente, até a tarde de hoje mais de 800 pessoas já estavam inscritas para participação nos painéis, que serão desenvolvidos no hotel Tropical.
Para ler na íntegra do discurso do presidente nacional da OAB na abertura da Conferência Nacional sobre Direito Ambiental e a Questão da Amazônia, visite o link http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=17930 .

Essa discussão sobre o Pré-Sal ainda vai longe, afinal, o que o povo brasileiro vai ganhar com ele??

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o Pré-Sal é algo muito recente, e com certeza será palco de muitos debates! Bela postagem!

Carlos Malta disse...

O Pré-Sal tem potencial para reduzir e muito as mazelas do nosso país! O problema é que temos péssimos gestores! Vamos ver onde o dinheiro desse fundo vai parar!